Seja bem-vindo!

Fique informado sobre o mandato do Vereador Ronaldo Alves (PSOL) de Portel-PA e as lutas travadas pelos movimentos sociais no Arquipélago do Marajó-PA. Ao lado você encontra um quadro com várias Notícias para lêr e opinar, esperamos que você volte sempre que puder para visitar nossas postagens!

Notícias aos visitantes

Click sempre em cima da postagem que você deseja ler para ver a matéria na íntegra .

Agora você pode fazer dawnload de documento como Projetos de Lei, Emendas, Requeriemntos, Indicações, etc. Tudo fácil e rápido aqui, é só ir até o quadro Documentos e click no documento que você desejar. Você pode também participar de nossas Enquetes, votando. 

Blog

OBRAS PARADAS NA ESCOLA PAULINO DE BRITO (fundamental).

18/09/2013 03:25

O Ver. Ronaldo Alves visitou nesta terça-feira (17/09/2013) a E.M.E.F. Paulino de Brito, onde na companhia da Diretora da unidade de ensino detectou vários problemas:

1 - A quadra coberta e com vestiário que deveria ser entregue à comunidade escolar em 31/12/2012 ainda não foi concluida, o valor da obra é de mais de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

- Onde está esse dinheiro?

- Por que o trabalho parou?

- Quando vão concluir a obra?

                                                    

2- Mutios materiais de construção foram abandonados ao relento e estão entrando em fase de deteriorização, veja:

                                               

Caso esta obra não retome logo os trabalhos, o município vai perder este material. São milhares telhas e de tijolos simplismente abandonados no chão, a céu aberto, pegando chuva e sol e, não precisamos ser muito inteligentes para saber o que acontece com este tipo de material quando ficam sujeitos a este tipo de exposição.

3 - Outro problema detectado, o qual é mais grave, é a construção de uma cozinha, um refeitório e uma área de recreação, também sem prazo de entrega,  que obriga os alunos a merendar com desconforto. Veja como está esta construção:

                  

4 - A visita continuou e mais um problema, ainda mais grave foi encontrado, pois os meninos usam o mesmo banheiro que as meninas, um absurdo, pois se trata de adolescente carregados de testosterona e sabemos muito bem o que pode acontecer. Pois na mesma obra estão sendo construidas novas fossas para novos banheiros, no entanto, essas fossas causam mais transtornos, uma vez que quando chove as mesmas transbordam e estão abertas, podendo causar sério acidente se algum estudante cair no buraco, sem contar que a mesma é um potencial criadouro do mosquito da dengue. Veja:

5 - Os alunos reclamam do terrível odor exalado pelos banheiros que são usados por todos os alunos e alunas.

O Ver. Ronaldo Alves, está fazendo a sua parte, denunciando os problemas e cobrando soluções, mais infelizmente o descaso é total com educação. Trabalhadores se sentem desmotivados por falta de estrutura  e por desvalorização profissional. Precisamos urgentimente de gestão de verdade para educação do nosso município, pois se vive um caos de abandono e os mais prejudicados são as nossas crianças. Algo precisa ser feito e o responsável pela execução dos trabalhos de conclução das obras é o prefeito. Esperamos que o mesmo possa tomar conhecimento destes fatos e, consequentemente, tome as devidas providência.

>>

SAIBA O QUE ACONTECEU NA CÂMARA DE PORTEL - EM 12/09/2013

12/09/2013 10:23

Na sessão ordinária do dia 12/09/2013, muitas denúncias foram feitas e que necessitam de esclarecimentos.

Da tribuna da casa, o Ver. Ronaldo Alves (PSOL) denunciou o atrazo de entrega de várias obras no município de Portel. Entre elas estão a Quadra Esportiva da Escola Rafael Gonzaga, a Creche do Bairro do Bosque (que teve as datas alteradas), a Creche do Bairro da Cidade Nova (quase dois anos passada do prazo de entrega à população) e o Posto de Saúde da Cidade Nova. São obras que deveriam estar prontas, mais infelizmente, a má administração de Pedro Barbosa deixou o povo sem receber as benfeitorias. Veja as Placas das obras onde contam os prazos de início e de entrega das obras, além dos valor total da obra:

Observe que as datas de início e término da obra (Escola de Educação Infantil "Creche Bosque") estão claramente rasuradas, isto é, foram modificadas e desta forma nos dá margem para diversas interpretações do "Por que?" da rasura. Veja que são R$ 1.435.030,00 que estão sumidos só nesta obra.

FOTOS: Ronaldo Alves

O Ver. Ronaldo Alves, denunciou ainda, que os moradores da zona rural de Portel que são atendidos no Posto de Saúde da Zona Runal, localizado na Rua Padre Antonio Vieira em Portel-PA, estão inconformados com o péssimo atendimento proporcionado naquela unidade de atenção básica, pois, segundo os usuários do SUS alí presentes, o médico chega depois do horário de entrada e saí antes do horário de saída. Segundo os mesmos, são atendidos apenas 10 (dez) fichas de consulta médica e 04 (quatro) ficha de atendimento de gestantes, número muito baixo para o alto índice de pessoas que procuram aquele Porto de Saúde.

Nesta sessão, o Ver. Enos Perdigão (PP), declarou na tribuna que está entristecido com a vereância por não poder resolver/solucionar os problemas do povo, inclusive o mesmo está pensando em se afastar do mandato de vereador. Segundo o vereador do PP, quando se vive no parlamento da câmara "Aqui você vê até boi voar!"

Nesta sessão foi votada a Emenda Supressiva de Autoria do Ver. Ronaldo Alves ao PL Nº 010/2013 que cria a Guarda Municipal, onde no seu Art. 2º, Inciso III diz que "Compete `a Guarda Municipal: Exercer a Fiscalização e o Controle do tráfego e o trânsito de veículos e pedrestres no âmbito do território municipal;". A Emenda teve os votos favoráveis somente do autor da mesma e do Ver. Rosivaldo Paranhos (PDT). Desta forma, com o placar de 10 votos contra e 02 votos a favor, a emenda foi vetada e o texto original vai permanecer. Logo após,posto em votação o PL 010/2013 em segundo turno, o mesmo foi aprovado por unanimidade. 

Nesta sessão, o Presidente Ver. Angelo Jr. dividiu uma informação em que uma pessoa estava lhe enviando mensagens por celular, dizendo que vai se matar porque tem muitas dívidas e o Ver. Presidente pediu que o ex-vereador Paulo Sérgio, hoje Diretor de Ensino da SEMED, atenda a essa pessoa na SEMED para que ele, o presidente, não seja cúmplisse do suisídio.

Em seguida, foi votado e aprovado em primeiro turno o PL 011/2013, de iniciativa do poder executivo, que altera a Lei Nº 611/1998, que dispõe sobre a Política Municipal de Assistência à Criança e ao Adolescente e dá outras providências.

 

>>

PSOL escolhe Delegados para o Congresso Estadual do partido.

09/09/2013 22:50

O partido Socialismo e Liberdade - PSOL - reuniu sua militância em Portel-PA, no domingo (08/09/2013), no Bar do Jorge Mucurão (Praia do Arucará), onde membros da direção e lideranças locais fizerem uma análise de conjuntura política nacional, estadual e local. Na oportunidade, compuseram a Mesa o Presidente do Partido e Vereador Ronaldo Alves; o Secretário do Partido Hermisson Bruno Baia; o Geógrafo Laudo do Socorro Lima; a Química Roseane Silva; e o Pastor José Walmir do Nascimento. Estavam presentes ainda, os companheiros José Pessoa  de Belém-PA e Rodrigo Queiróz de Breves-PA. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Ronaldo Alves, José Pessoa(em pé), Laudo do Socorro, José Walmir e Bruno Baía (08/09/2013)

Após a análise de conjuntura, os militantes debateram os rumos que o partido deve tomar para crescer no cenário nacional como opção de mudança das práticas de fazer políticas públicas no país. 

Na oportunidade, o Vereador Ronaldo Alves fez um balanço do mandato em Portel-PA e expos as dificuldades e os desafios do mandato, além disso, convocou a militância para contribuir com o mandato através de ideias que possam trazer melhorias para o povo de Portel-PA.

Por fim, foram defendidas duas teses, uma da Unidade Socialista defendida por Laudo e José Pessoa e outra do Bloco de Esquerda defendida por Rose Silva e Rodrigo Queiróz. Ao final das exposições das teses, mais debates foram feitos e aí, muitos militantes se inscreveram para emitir seus pontos de vista sobre as teses. Em seguida, foi realizada a eleição de Delegados na qual a Unidade Socialista obteve 20 votos e elegeu 02 delegados (Ronaldo Alves e José Walmir) enquanto que o Bloco de Esquerda fez 06 votos e elegeu 01 delegado (Diogo Rocha). 

Nesta reunião, foi feita a filiação do conceituado Pedagogo Otoniel Souza, o qual disse acompanhar a tempos os debates do partido e que estava decidido a fazer parte da construção dessa ferramenta em Portel-PA.

Foto: José Pessoa e Otoniel Souza (08/09/2013)

Após o encerramento oficial da Plenária, os filiados se confraternizaram com um almoço regado a churasco e feijoada. 

>>

O interesse Pessoal acima do Interesse Coletivo.

01/09/2013 14:51
*Por Emerson Monteiro.
 
Quase sempre em nossas vidas tentamos de varias maneiras satisfazer nossas necessidades pessoais. Um bom emprego, a moto do ano, reconhecimento, etc. Até ai tudo bem quando se trata do esforço pessoal para satisfazer esses interesses. Agora, quando a satisfação pessoal vai de encontro ao interesse coletivo é o momento que devemos atentar para o perigo. Principalmente o perigo de tratar isso como banalidade, inverter os valores considerando esse ato correto, sem pensar no prejuízo que pode causar.
         A realidade política, portelence, diariamente nos mostra essa situação. Pessoas que elogiam o absurdo, pessoas com mordaça ou que ficam passivos a injustiça pura e simplesmente por que se beneficiam de alguma maneira do poder público, seja com emprego, seja vendendo seu trabalho de forma digna. O conceito geral que impera é: se estou bem, empregado, porque me incomodar pelos outros?
           A pouco presenciamos em Portel um bom exemplo do interesse pessoal acima do interesse coletivo. A união de 3 (três) ex-candidatos a prefeito se unindo a atual administração, até ai tudo bem, nada contra, mas a pergunta que fica é: Eles fizeram isso para o bem da população? do município? Porque se foi eu não escuto a voz dessas pessoas contra a retirada brusca da gratificação de nível superior dos professores, ou a cobrança desproporcional cobrada da população, quero deixar claro que não sou contra a cobrança de impostos, mas que ela seja cobrada de forma proporcional a renda da nossa população, ou será que essas pessoas cobram do atual gestor a falta de alguns convênios do governo federal cancelados pela falta de prestação de contas do governo anterior? acho que não. 
          Fazendo uma reflexão um pouco mais ampla, e prejudicial a sociedade, desse interesse pessoal é a vinda dos médicos estrangeiros ao Brasil. O Conselho Federal de Medicina (que representa o interesses dos médicos) é contra essa medida, simplesmente porque não quer perder algumas vantagem causas com a escassez desse profissional, apesar de saber que existe Brasileiros morrendo nas filas de espera, Apesar de saber que a medicina cubana é uma das mais avançadas do mundo, saber muito brasileiros  tomas vacinas contra coqueluche, tétano, febre amarela, tifo etc, importada do Governo Cubano, apesar de reconhecer que o salario de alguns médicos é desproporcional comparados ao salário de outros profissionais, ganhando até mais que o Presidente da República. Esse é um dos maiores desrespeitos contra a coletividade em detrimento de uma minoria. 
        Enquanto o interesse pessoal se sobrepor, atrapalhar a coletividade, não existirá avanço ou eficiência na organização maquina pública, deixando as pessoas sempre amaradas nos seus cargos, e a tão sonhada mudança, para melhor, está longe de acontecer.
 
* Emerson Monteiro é formado em Química pela UFPA.
>>

Nota de Solidariedade do PSOL-PA ao Vereador Ronaldo Alves (PSOL-PORTEL)

29/08/2013 08:30

 

O crime de mando tem sido há décadas o principal meio de eliminação de lideranças populares pela direita conservadora que se reveza no poder no Estado do Pará. São crimes encomendados que raras vezes levam autores e mandantes ao banco dos réus, mesmo que para isso, haja o clamor de diversos movimentos sociais em lutar por justiça.
As ameaças declaradas, muitas vezes de forma direta e velada dão a dimensão da impunidade que é a regra, infelizmente. Foi assim, em Portel/PA, no último dia 22, quando o vereador Preto da Marina (PP), dirigiu a seguinte frase, em declarado tom de ameaça ao vereador Ronaldo Alves (PSOL): “Catitu que anda só é comida fácil de onça!”.

Ou seja, se continuares a ‘atrapalhar’ a nossa vida, serás eliminado, sugere a afirmativa do vereador do PP.

A direção estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL-PA) vem a público se solidarizar como o companheiro vereador Ronaldo Alves (PSOL-PORTEL), ao mesmo tempo em que responsabilizará, o vereador Preto da Marina, o prefeito de Portel-PA, Paulo do Posto, ambos do Partido Progressista (PP) e toda a sua bancada de sustentação na Câmara de Vereadores local se algum tipo de violência ou retaliação física vier a sofrer o Vereador Ronaldo Alves (PSOL).

Ao mesmo tempo, o PSOL-PA vai formalizar esta denúncia com pedidos de garantias de vida ao Vereador Ronaldo Alves (PSOL) aos órgãos de segurança do Estado do Pará, Ministério Público Estadual (MPE) e Sociedade de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH-PA), assim como representará contra os que ameaçam a nossa integridade.

 

Belém-Pará, 27 de Agosto de 2013.

 

Marinor Brito
Vereadora em Belém e Presidenta Estadual do PSOL-PA.

 

FONTE:www.apspara.com.br/vereador-do-psol-e-ameacado-de-morte/

>>

Um Partido ligado aos Movimentos Sociais.

27/08/2013 21:47

 

Aos longo dos anos estamos construindo um partido formado pricipalmente por jovens e que está intimamente ligado aos movimento sociais.

 Foto: Arquivo do PSOL (janeiro de 2011)

O psol está sendo forjado no seio das lutas dos movimentos sociais em Portel. A ideia de trazer o partido surgiu em 2008 com a ocupação da Empresa Amacol S/A, hoje chamada "Portelinha". Todavia, este laço junto aos movimento se estende ao campo e outros movimentos urbanos, além de sindicatos.

 Foto: Ocupação da Portelinha

Nas eleições de 2012 o PSOL surge pela primeira vez como alternativa de mudança ao povo portelense, lançando dois candidatos a vereador, eram eles José Wamir Nunes do Nascimento e Ronaldo Alves Soares. Além destes, também foi registrada como candidata, Benedita Soares, mais a mesmo veio a desistir da candidatura. Neste processo foi eleito Ronaldo Alves com 391 votos, o primeiro vereador do PSOL no Marajó.

 Foto: Vereador Ronaldo Alves

Hoje o partido conta com 46 filiados e diversos simpatizantes em Portel.

>>

Comissão de Educação da Câmara de Portel nunca se reuniu: Entenda o por quê!

27/08/2013 20:24

A Comissão Permanete de Educação, Cultura e Desportos da Câmara de Portel é formada por três vereadores: Ver. Rosivaldo Paranhos (Presidente); Ver. Enos Perdigão (Vice-Presidente) e; Ver. Ronaldo Alves (Membro). Todavia, porém, estes vereadores nunca trabalharam nesta comissão durante a nova legislatura iniciada em Janeiro de 2013.

O motivo para tamanho despaltério é que o Presidente da Câmara, Ver. Ângelo Jr, não envia os projetos protocolados na casa para a dita comissão. Desta forma, os vereadores da comissão vão pra Câmara todas as terças-feira, no horário regimental de reunião da Comissão Permanete de Educação, Cultura e Desportos, e somente assinam o livro de atas. Sem mais nada a fazer os vereadores ficam a bater papo sobre educação e outros temas e depois que finda o horário, os mesmos vão embora para suas casa.

É de conhecimento de todos que existe matéria protocolada na casa de leis municipal que trata de educação, como é o caso do PL 001/2013 que dispõe sobrea escolha, mediante eleição direta de Diretores e Vice-Diretores das escolas da rede municipal de ensino e dá outras providências, de autoria do Ver. Ronaldo Alves, além de outras protocoladas por outros vereadores. Portanto, não temos dúvida de que o Presidente da Câmara está dificultanto as matéria para tramitarem na bendita comissão.

Esta atitude do Presidente da casa demonstra que não é intensão do governo, trabalhar para a melhoria da educação em nosso município. Ressaltamos que, do contrário, recente foi lançada uma Portaria Nº 114/2013 que retira gratificação de nivel superior dos trabalhadores da educação que estão atuando em áreas específicas diferentes de sua habilitação, um ataque feroz aos trabalhadores da educação. Além disso, os servidores públicos que saem do município à serviço da secretaria de educação, estão sendo maltratados, para não dizer humilhados, como o que aconteceu em Breves. 

O Ver. Ronaldo Alves, que sempre esteve ao lado dos trabalhadores da educação, já reclamou diversas vezes na tribuna da Câmara sobre essa ausencia de matéria na Comissão de Educação, Cultura e Desportos, mais o Presidente, Ver. Ângelo Jr, não faz nenhum esforço para remediar o fato e assim, os membros da citada comissão continuam sem poder fazer nada por falta de matéria. Cabe aqui ressaltar que é importante a participação da sociedade na divulgação deste fato, para que possamos superar a truculência na Câmara de Vereadores de Portel e fazermos com que a educação avance de verdade.

>>

Blog principal

26/08/2013 05:48

Nosso novo blog foi lançado hoje. Fique atento e tentaremos mantê-lo informado. Você pode ler as novas postagens deste blog via RSS Feed.

>>

Mesa Diretora da Câmara de Portel não presta Constas.

26/08/2013 02:17

 

O Ver. Ronaldo Alves, cansado de cobrar no microfone da tribuna da câmara, solicitou através de Oficíio nº 017/2013 a prestação de contas da mesa diretora da Câmara Municipal de Portel, conforme reza os Artigos 32 e 33 do Regimento Interno da casa. Na oportunidade, solicitou que o Presidente da casa legislativa Ver. Ângelo Jr,  que lhe respondesse por escrito, quais os recursos e/ou dispositivos auxiliares que a Câmara oferece aos vereadores para que os mesmos possam utilizar no desempenho do mandato? Pois de acordo com o Regimento Interno, balancetes mensais, com relação às verbas recebidas e aplicadas, que deverão ser apresentadas à câmara pelo presidente até o último dia do mês seguinte ao vencido, nunca foi apresentada nesta legislatura. 

Essa prática já era comum em outras legislaturas, mas não se esperava que erros grotescos como este iriam acontecer novamente, uma vez que o presidente da casa é bem acessorado e tem formação em nivel superior. 

O vereador do PSOL só tem acesso aos arquivos da casa, se solicitar por escrito ao presidente, enquanto que os outros vereadores tem acesso direto, o que no entender de Ronaldo Alves é porque o mesmo faz oposição na casa, mas no caso da prestação de contas, está ainda não foi feita mesmo

Vale lembrar que o presidente da câmara, Ver. Ângelo Jr, é irmão do prefeito Paulo Ferreira e irmão da secretária de educação de Portel Ana Valéria Ferreira, o que mostra que o poder está consentrado nas mãos de uma família só.

 

>>
Todos os artigos

Itens: 41 - 49 de 49

<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar no site

Blog A VOZ DA RESISTÊNCIA © 2013 Todos os direitos reservados.