RELATOS DA SITUAÇÃO DO TRANSPORTE ESCOLAR FLUVIAL EM PORTEL

23/09/2013 11:27

    Tendo em vista pela busca do aperfeiçoamento do transporte escolar e o cumprimento da portaria 001 de janeiro de 2008 sobre a normatização do transporte escolar em seu ART 5 inciso 3º onde  diz: que toda em embarcação deverá oferecer, no mínimo espaço e segurança para os alunos.Diante da portaria relatamos algumas observações no percurso do barco São José que atende os alunos do ensino médio e fundamental da escola marechal Deodoro da Fonseca situada ao rio Camarapi, Vila de Acangatá. Sobre o referido transporte é considerado um barco de médio porte, bem estruturado com ressalta o próprio artigo 5º da normativa e seus respectivos incisos I,II,III e IV além de um atendimento agradável pelo locador (barqueiro) aos alunos que percorrem o caminho da escola todos os dias.

      Com relação à capacidade do transporte citado acima o mesmo possui um limite para transporte de 20 pessoas, porem o que se percebe é que a capacidade está acima da média chegando a um numero de 30 pessoas, contando com as alunas mães que estão amamentando suas crias. Observou-se também o tempo que o barqueiro leva para chegar à escola devido o grande numero de paradas nos trapiches onde os alunos moram, em muitas delas sem a mínima estrutura de atracamento da embarcação contando única somente exclusivamente com a habilidade do barqueiro para a descida do educando. Possivelmente  devido o grande de paradas vem-se alongando o tempo de chegada a escola e o retorno a própria casa do aluno, contrariando a portaria N.001-GS-SEMED de 10 de fevereiro de 2008 que dispõe sobre a normatização do transporte escolar das escolas de educação do campo e das outras providencias: E consequentemente os alunos são obrigados a saírem mais cedo de suas residências e retornarem também mais tarde.

     Em resumo podemos concluir que o transporte escolar que serve a Escola Marechal Deodoro e todos os demais, possuem as mesmas dificuldades citadas acima. O que nos faz refletir que há uma necessidade urgente de racionalização “portos estruturados ou paradas estratégicas” que busquem melhoras aos serviços do transporte e equacionar os problemas acima relacionados.

 

 

Professor: Hermison Bruno Baia Palheta

Licenciado em Biologia

Trabalha no Sistema Modular de Ensino-Seduc no Muncipio de Portel.

Voltar

Pesquisar no site

Blog A VOZ DA RESISTÊNCIA © 2013 Todos os direitos reservados.