LIDERANÇAS DO MOVIMENTO SOCIAL MARAJOARA VISITAM VEREADOR RONALDO ALVES

03/01/2014 20:52

O movimento social marajoara é repleto de lideranças tidas quase no anonimato da história, no entanto, com o advento da internet e de mídias alternativas, podemos revelar algumas faces e contar um pouco sobre a luta do nosso povo sofrido.

Raimundo Mendes é um dos maiores lutadores em defesa de moradia no arquipélago do Marajó, tem articulações em Melgaço e Breves, sua maior referência é a edificação da ocupação humana chamada de "Portelinha" em Portel, onde esteve à frente da resistência e combateu a tirania de Pedro Barbosa.

José Antônio Guerreiro é homem simples da roça, morador do Rio Pacajaí em Portel é um dos mais influentes da região, pois conhece os problemas sociais do povo ribeirinho e sempre denuncia as mazelas. 

Foto: Raimundo Mendes e José Antônio Guerreiro

Num papo descontraído os dois elogiaram o trabalho do Vereador Ronaldo Alves que faz oposição ao governo municipal de Portel-PA e enfatizaram a situação de abandono em que vivem os ribeirinhos do Marajó. 

"Não temos escola de qualidade, nem postos de saúde de referência nos interiores e isso torna as nossas vidas um pouco mais difícil e, às vezes, nos levam a abandonar o interior e ir pra cidade atrás de recursos e estudo para as crianças!" Disse Guerreiro.

Diante dos fatos expostos, o Vereador Ronaldo Alves lembrou que os municípios do Marajó apresentam os piores resultados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, o IDHM, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). 

Basta caminhar pelas ruas das cidades e principalmente pela beira dos rios do Marajó e perceber que qualidade de vida é um termo que passa longe da realidade dos ribeirinhos. Prova disso é que, dos 16 municípios da ilha, oito estão entre os 50 piores IDHs do Brasil.

Esses dados são importantes para que os nossos leitores possam ter uma noção de como é que vive o nosso povo, pois além de Melgaço que tem o pior IDH do Brasil, os piores resultados do Marajó foram: Chaves (453), Bagre (471), Portel (483), Anajás (484), Afuá (489), Curralinho (502) e Breves (503). Estes estão na lista dos 50 piores resultados por municípios do Brasil.

Os números sugerem que os governos que se instalam no Marajó são altamente corruptos, por conta disto, vários prefeito e ex-prefeitos respondem na justiça por improbidade administrativa, inclui-se aqui o senhor Pedro Barbosa, disse Ronaldo Alves finalizando a conversa com os amigos.

O IDH mede o nível de desenvolvimento humano de determinada região com base nos dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Utiliza como critérios indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita).

Voltar

Pesquisar no site

Blog A VOZ DA RESISTÊNCIA © 2013 Todos os direitos reservados.