SOBRE O IV CONGRESSO ESTADUAL DO PSOL - PARÁ

26/10/2013 15:07

O IV Congresso Estadual do PSOL-Pará teve a presença de 215 delegados titulares inscritos, além de observadores e a imprensa, lá estava presente as maiores lideranças do Estado do Pará, como Deputado Estadual Edimilson Rodriguês, o Vice-Prefeito de São Miguel do Guamá de Carlos Vaz, a ex-deputada estadual Araceli Lemos, os Vereadores de Belém Fernando Carneiro e Marinor Brito, o Vereador Prof. Anderson de Iguarapé-Açú e o Vereador Ronaldo Alves de Portel, bem como outras lideranças de setores importantes da sociedade como o Jovem Vaniele Barbosa de El Dourado dos Carajás que faz a diferança no Sul deste Estado na luta do movimento estudantil e outros movimentos sociais.

O balanço do partido foi positivo, levando em consideração que houve um crescimento de 83% do número de filiados, somando até então 12.600 filiados e o avanço fantástico das frentes marajoara, onde elegeu Ronaldo Alves vereador, assim como no nordeste do Estado, com a eleição do Prof. Anderson também Vereador. Na capital, o balanço também foi positivo, visto que o partido elegeu uma bancada de quatro vereadores, sendo tivemos uma baixa pois, a apresentadora de TV Meg Barros que havia sido eleita vereadora pelo PSOL, resolveu se mudar para o SDD.

Na mesa de abertura dos trabalhos, o Ver. Ronaldo Alves estave presente compondo ao lado de Marinor Brito, Edimilson Rodrigues, José Nery, Walmir Freire, Fernando Caneiro, Araceli Lemos e Sebastião Antonio Neto, onde na oportunidade o Ver. Ronaldo Alves falou sobre as dificuldades do povo marajoara com especial destaque para as ações truculentas que ocorrem na região marajoara com desmandos e abandono das áreas sociais como, saúde, educação e segurança pública, destacando a questão da prostituição e IDH marajoara que tem Melgaço com o pior do Brasil e apontou caminhos para o crescimento do partido na região.

Após apresentações de teses pelas diversas correntes internas e pelo Coletivo Rosa Zumbi, que foi de fundamental importância para a formação da militância, encerrou-se o primeiro dia de congresso, que contou com a valoroza presença dos delegados Diogo de Souza Rocha e José Walmir Nunes do Nascimento, ambos eleitos na plenária municipal de Portel.

Mais congresso de partido de esquerda só é bom se tiver calorosas discussões e neste congresso não foi diferente. De uma lado havia a Unidade Socialista puxada pela APS, de outro lado, o Bloco de Esquerda composto por CST, MES e APS (nova era), onde uma sadia batalha foi travada com relação ao PSOL que queremos, sendo que este debate ajudou a militância do interior do estado a entender como se comporta o partido na capital e quais os interesses grupais.

Na plenária final foram aprovadas várias moções, com destaque para a de apoio à luta do SINTEPP na greve estadual e, depois de muitas proposições e debates ficou pré-definido dois nomes para concorrer ao cargo de governador(a) que são os companheiros Fernando Caneiro e Araceli Lemos que tinha a preferência da maioria dos congressistas, principalmente a dos delegados do interior do estado. Além disso, foi realizada de uma só votação, a escolha da nova direção estadual do partido, da direção execultiva de Belém e dos delegados para representar no IV Congresso Nacional do partido que vai acontecer em Brasília nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro de 2013. Após feita a inscrição de chapa, sendo a Chapa 01 montada pelo Bloco de Esquerda (BE) formado por MES, CST e APS (nova era); e a Chapa 02 formada pelos militantes da APS que denominou-se Unidade Socialista (US); feita a votação saiu vitoriosa a Chapa 02 da US que obteve 120 votos contra 92 votos do BE.

Ao final do evento, a delegação de Portel fez um registro fotográfico com algumas lideranças do estado. Veja:

 

Voltar

Pesquisar no site

Blog A VOZ DA RESISTÊNCIA © 2013 Todos os direitos reservados.